Três designers estão criando novos conceitos para a tecnologia vestível com roupas que interagem com o mundo ao seu redor. Um macacão com sensor celestial, um top de realidade aumentada e um colete que representa as mudanças na temperatura global fazem parte do projeto que está em desenvolvimento.

A startup Wearable Media criada por três designers Jingwen Zhu, Yuchen Zhang e Hellyn Teng une moda e tecnologia para criar consciência sobre o meio ambiente e trazer o imperceptível às roupas.

Diferentemente do que é proposto atualmente pela tecnologia vestível, como solução de monitoramento de saúde ou performance de exercícios físicos, a Wearable Media está trabalhando em três protótipos principais, que vão desde o design interativo até o design tradicional: um macacão, um top e um colete.

O macacão, chamado Ceres, está ligado à API Near Earth Object da NASA, ele vibra toda vez que asteróides passam próximos a órbita da Terra.

tecnologia vestível
Imagem de www.wearablemedia.studio
tecnologia vestível
Imagem de www.wearablemedia.studio

Audrey é um top de neoprene que supostamente reflete nossa estética online, em grande parte porque se conecta à conta do Instagram do usuário. Quando a camiseta é conectada ao Instagram e visualizada através do aplicativo AR, o padrão impresso parece flutuar ao redor do usuário em cores diferentes. Como as diferentes cores que são extraídas das fotos da conta do usuário no Instagram.

tecnologia vestível
Imagem de www.wearablemedia.studio

O colete que leva o nome de Reefstone traz uma abordagem mais simples. É composto de muitos painéis ondulados de tecido leve que foram cortados a laser em diferentes tamanhos para representar os dados do índice global de temperatura da terra e do oceano, coletados pela NASA nos últimos 40 anos. Cada painel de tecido representa um ano no gráfico de mudanças da temperatura global.

tecnologia vestível
Imagem de www.wearablemedia.studio
tecnologia vestível
Imagem de www.wearablemedia.studio

A Wearable Media não está focada em um tipo específico de tecnologia ou vestuário. Cada peça é um projeto distinto que tenta explorar uma faceta do nosso mundo, seja nas mídias sociais, nas alterações climáticas ou nos cosmos.

O macacão Ceres em breve estará disponível para compra podendo chegar a US$ 4.000 e segundo a startup no futuro será lançada uma linha de roupas com preços mais acessíveis.

O que achou do projeto desta startup? Comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!