Cientistas da Faculdade de Óptica e Fotônica da Universidade da Flórida Central (CREOL), criaram o primeiro tecido de mudança de cor ativo controlado pelo usuário. O tecido permite mudar a cor e padrão usando um smartphone.

A tecnologia ChroMorphous da CREOL permite a mudança de cor e padrão controlada pelo usuário em grandes tecidos e produtos têxteis cortados e costurados. Cada fio no tecido incorpora dentro dele um micro fio de metal fino. Uma corrente elétrica flui através dos micro fios, elevando levemente a sua temperatura, assim os pigmentos especiais embutidos no fio respondem a esta modificação de temperatura mudando sua cor.

Usando um aplicativo, o consumidor pode escolher entre uma variedade de padrões e cores para atender a sua necessidade ou humor – tudo a partir do toque de um botão em seu smartphone. Por exemplo, uma sacola roxa sólida tem a capacidade de adicionar gradativamente listras azuis quando você pressiona um botão de “tarja” em seu smartphone ou computador ou alterna para um azul sólido.

A tecnologia desenvolvida é escalável em níveis de produção em massa através de um processo conhecido como fiação de fibra e atualmente é produzido em Melbourne, Flórida, com colaboradores da CREOL.

Atualmente a equipe está trabalhando para reduzir ainda mais o diâmetro dos fios para produzir tecidos para adoção em larga escala no mercado.

O tecido ainda tem a capacidade de ser usado em uma ampla gama de aplicações de roupas, acessórios, móveis e decoração.

O que achou deste projeto? Comente aqui embaixo e se gostou do post compartilhe com seus amigos nas redes sociais!