As semanas de moda são cíclicas em quase 40 países em todo o mundo, mas quatro delas são fundamentais para a indústria: Nova York, Paris, Milão e Londres. Os eventos organizados nessas cidades atraem compradores, editores de revistas, blogueiros e celebridades, e as coleções apresentadas ali determinam as tendências para toda a próxima temporada. Saiba como foram criadas as maiores semanas de moda.

Nova York (1943)

Em 1943 em Nova York aconteceu a primeira semana de moda, graças a Eleanor Lambert, uma figura extremamente importante na história da moda americana. Sob o nome “Fashion Press Week” o evento foi originalmente destinado a compensar a incapacidade de viajar para os shows em Paris, devido à Segunda Guerra Mundial.

Somente em 1994 o evento recebeu o nome de New York Fashion Week. Em 2004, a Olympus tornou-se o patrocinador principal do evento e, apenas três anos depois, essa posição foi ocupada pela Mercedes-Benz.

Paris (1945)

Embora a primeira semana de moda tenha ocorrido em Nova York, o conceito do espetáculo foi criado em Paris. A história do Paris Fashion Week remonta a 1945, mas o evento na forma que conhecemos hoje, foi organizado pela Federação Francesa de Alta Costura e Moda em 1973 e realizado no Palácio de Versalhes.

Na capital francesa são realizadas duas Fashion Week – sem contar a masculina – a de Alta Costura (janeiro e julho) e a Prêt-à-porter (março e setembro).

Milão (1958)

A maioria dos desfiles realizados durante a Milan Fashion Week são organizados pela Câmara Nazionale Della Moda Italiana, uma organização sem fins lucrativos que desde 1958 coordena e promove o desenvolvimento da moda italiana. Algumas marcas – como Dolce & Gabbana ou Gucci – apresentam suas coleções de forma independente.

Londres (1984)

O evento é organizado desde 1984 pelo British Fashion Council. Estima-se que mais de 5.000 jornalistas e compradores participam do evento. Na primavera de 2010, a London Fashion Week foi a primeira das quatro maiores semanas de moda a transmitir os desfiles ao vivo pela internet.

Bold embroidery at the finale of @marykatrantzou’s AW18 #LFW show

A post shared by London Fashion Week (@londonfashionweek) on

Achou útil esta informação? Comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!