Bailini Naidoo cria coleção para deficientes visuais

Balini Naidoo é uma designer de moda recém formada pela Universidade de Tecnologia de Durban na África do Sul, ela criou uma coleção especialmente para deficientes visuais.

Ao ver seu tio perdendo a visão gradativamente a designer, ainda em seu primeiro ano de faculdade, criou o projeto que mais tarde seria selecionado para participar do Design Indaba, uma conferência para criativos nas áreas de design, arquitetura e moda.

Para iniciar seu projeto a designer começou a pesquisar formas de implantar um sistema de identificação Braile nas roupas. Assim o usuário identifica a peça que está segurando antes mesmo de vestí-la.

Balini Naidoo optou por usar cores neutras em sua coleção e tecidos que fossem facilmente encontrados em Durban, o bordado integrou a escrita Braile. O custo para produção das peças também foi ponto importante pois teria que atender um público específico a preços acessíveis.

Em entrevista ao site da Universidade, Naidoo disse esperar que seu estudo inspire outros designers e estudantes sul africanos a adotarem o uso de projetos inovadores de responsabilidade social em suas práticas.

O que achou do projeto da designer? Deixe sua opinião aqui embaixo e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Crédito da imagem: Universidade de Tecnologia de Durban