Tudo sobre a carreira de Modelista

Para que uma coleção seja desenvolvida e lançada no mercado há uma série de profissionais envolvidos. Hoje o blog Meu Ateliê falará sobre a carreira de modelista.

O modelista, assim como todos os envolvidos no processo de criação, é essencial para que tudo caia bem. Este profissional é quem traduz as ideias e criações do estilista e as transfere para o papel.

O que faz

Ele é o responsável pela elaboração dos moldes, de roupas ou calçados, utilizando medidas estabelecidas pela empresa. Verifica o volume e caimento da peça de acordo com o material que será utilizado para sua confecção e se estes atendem ao que foi proposto pelo estilista. A partir disso é criada a peça piloto que após passar pela aprovação é iniciada sua produção em massa.

Características do profissional

O modelista cria as partes das roupas, tudo de maneira fracionada, mangas, golas, corpo, bolsos e demais itens que estarão presentes na peça, dessa forma o profissional tem que ter a visão de um todo porém trabalhará com as partes, como um quebra cabeça que juntas formarão o desenho perfeito.

Se você gosta de geometria e está se interessando pela carreira de modelista já está com metade do caminho percorrido pois para esta profissão é essencial gostar de geometria pois réguas e escalas farão parte de sua rotina.

Conhecer diversos tipos de tecido e seu caimento é tão importante quanto a geometria. A modelagem  é uma das partes iniciais e fundamentais do processo de produção do vestuário.

Há duas técnicas de trabalho, a modelagem bidimensional também chamada de plana ou geométrica, em que se utiliza a geometria e cálculos geométricos e a modelagem tridimensional, também conhecida como moulage ou draping onde o molde da roupa é desenvolvido no próprio corpo ou no manequim.

Contribua fornecendo mais informações sobre a carreira de modelista, envie um e-mail para nós: blogmeuatelie@gmail.com

E não deixe de compartilhar em suas redes sociais!